Orgulho x Humildade x Perdão

Todos nós, seres humanos, possuímos orgulho e em alguns momentos ele nos ajuda na manutenção de uma boa autoestima. O orgulho só se torna realmente perigoso quando interfere na qualidade de vida da pessoa e dos que convivem com ela. Provavelmente, o grande perigo está na pessoa que tem alimentado seu orgulho de forma negativa, sem perceber que assim tem feito; desta forma pode-se afirmar que muitas pessoas são orgulhosas e nem se dão conta de tal orgulho. 

Algumas frases, nos ajudam a perceber se há um orgulho “enrustido”, como por exemplo: “Não dou o braço a torcer”, “não volto atrás”, “quem quiser que me procure”, “tenho certeza de que estou certo”, “não é por mim”, “quando estou certo, estou certo”, etc.

Entre tantos perigos que o orgulho carrega, o mais comum é deixar a pessoa surda no momento errado, ou seja, o outro está falando algo importante e o orgulhoso finge que nada está sendo dito. A inflexibilidade elimina as possibilidades de diálogo, coerência e afasta a humildade que é tão importante em nossa vida. A palavra “humildade” está sendo referida nesta reflexão como a capacidade que o indivíduo possui de escutar e analisar situações com equilíbrio necessário para que as conclusões sejam realistas e equilibradas.

A humildade tira a carcaça pesada que vem junto com o orgulho, deixa a pessoa mais leve, enxergando o mundo realmente como ele é, ao invés de ficar tendo pensamentos de auto proteção e que levam a arrogância (tão presente no orgulho).

Lembrando que precisamos ter discernimento entre o que é orgulho bom e orgulho ruim. Também precisamos ter sabedoria para percebermos o momento certo de chamarmos a humildade para nossos pensamentos e falas. Um exemplo positivo de orgulho, é quando dizemos: Tal pessoa é um orgulho para nosso país. Neste caso, podemos traduzir orgulho como sendo felicidade. Mas, quando alguém diz: Em nossa família, ele é o que tem mais orgulho; neste caso o significado está negativo (o indivíduo carrega consigo o orgulho em sua postura diária).

Outro aspecto onde o orgulho prejudica muitas vidas e relacionamentos é na questão PERDÃO. O orgulhoso tem dificuldade em perdoar, em aceitar os erros dos outros. O orgulhoso se esquece que ele(a) também comete erros e que não há ninguém cem por cento perfeito entre nós, seres humanos. Cada um de nós possui suas virtudes e defeitos. 

Desejo que nos tornemos cada vez mais humildes, menos orgulhosos e que o perdão faça parte de nossas vidas e relacionamentos.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!