Relacionamento interpessoal e intrapessoal

Relacionamento interpessoal e intrapessoal

O psicólogo Howard Gardner defende a ideia de que nossa inteligência é o resultado de oito processadores mentais diferentes dentro do cérebro e que cada processador é responsável por uma habilidade:

lógico-matemática, lingüística, musical, espacial, físico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista.

Independente da habilidade que você “domina” melhor, há nesta lista citada acima duas inteligências que são fundamentais no nosso relacionamento interior e exterior, que são as inteligências interpessoal e intrapessoal.

Você já parou para pensar porque as pessoas têm tanta dificuldade em se relacionarem consigo próprias e com os outros? É lógico que nunca conseguiremos nos conhecer 100% pois somos uma “máquina” muito complexa, mas quanto melhor soubermos quais são nossas qualidades, defeitos, fraquezas, orgulhos, vaidades e pontos fortes, mais fácilmente poderemos ir melhorando nosso relacionamento intrapessoal. Da mesma forma, quanto melhor conseguirmos entender as pessoas, suas fraquezas e traumas, mais facilidade teremos em compreendê-las.

Mas por que é tão difícil encontrarmos pessoas com boa inteligência interpessoal e intrapessoal? Provavelmente a resposta esteja na auto proteção, ou seja, se minha mente está voltada somente para uma competição social; comportamentos negativos surgirão em mim, que são: soberba, ganância, inveja, imediatismo. Como um ser humano com estes pontos negativos florescendo dia após dia em sua mente e comportamento, poderá relacionar-se bem consigo mesmo e com os outros?

A competição é importante, mas deve ser feita com ética, respeito e sempre que possível devemos nos colocar no lugar do outro e tentarmos entender porque aquela pessoa tem um comportamento ou hábito “x”. Agindo assim, estamos sendo sábios e consequentemente estamos diminuindo a soberba e o egoísmo.

Lembre-se, coisas materiais (carros, casas, tecnologia), tudo isto fica velho e perde o valor, mas muitos hábitos e palavras passam de geração a geração.

Boa sorte em seu crescimento interpessoal e intrapessoal.

Tenha um ótimo dia.

Clique nas opções acima e compartilhe com seus amigos!
Comente utilizando o Facebook...
Levy Júnior

Carinhosamente escrito por: Levy Júnior

Olá! Meu nome é Levy Júnior, sou psicólogo e escritor. Possuo mais de 16 anos de experiência em psicologia clínica e empresarial. Sou apaixonado por temas relacionados a neurolinguística, comportamento humano, cultura social e sucesso. Atualizo o site, toda quarta-feira, com informações importantes para pessoas que estão buscando crescimento pessoal e profissional, além de textos que irão te ajudar a refletir sobre temas cotidianos que são destacados pela mídia nacional e internacional. Você também terá a oportunidade de conhecer, através deste espaço online, os livros que estarei lançando. Atualmente pertenço às seguintes associações: Membro da APA - American Psychological Association (U.S.A). Membro da Society of Psychological Hypnosis (U.S.A). Membro da SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Sócio da AMMG - Associação Médica de Minas Gerais. Psicólogo registrado no Conselho Regional de Psicologia - CRP04: 14944 Consultório: Av. Getúlio Vargas, 4776 -Bairro: Carneirinhos - João Monlevade/MG - Telefone: (31) 3851-5251