Matadores de sonhos

Em várias reflexões anteriores, refletimos sobre a importância de se criar metas e a diferença que há entre sonhos e metas. Quando você escrever suas metas, dúvidas aparecerão de quais passos terá que seguir, quais atitudes terão que prevalecer no seu dia a dia e quem poderá te auxiliar em seus questionamentos e dúvidas. O perigo está na seguinte situação: se você procurar a pessoa errada, esta pessoa irá tentar “matar” seus sonhos (suas metas). Uma pessoa negativa, que não acredita em si própria, como poderá acreditar em você? Uma pessoa orgulhosa, que se acha dona da verdade e profunda conhecedora do mundo, como poderá te dar conselhos sábios?

Saber procurar a pessoa “certa” para ajudar, faz uma diferença enorme nas decisões que tomamos. Na verdade, quando falamos de investimentos e decisões financeiras, há algo que muitos não percebem, chamado CAOS. O que é o caos? É algo que não podemos prever, não temos capacidade de imaginar ou de evitar. Por mais expert que um profissional seja, não há como ele colocar à sua frente todas as probabilidades, porque elas são praticamente infinitas. Ele pode simplesmente falar do mais provável, mas muitas vezes o improvável acontece. 

Quando alguém tenta “matar” seus planos (seus sonhos), esta pessoa está raciocinando dentro do mundo que ela enxerga. A questão é: O mundo desta pessoa é positivo ou negativo, é colorido ou preto e branco? O importante aqui não é a questão do caos, pois se pensarmos somente nele, nada faremos, nenhuma meta iremos trilhar. O ponto chave é: estamos conversando sobre nossas metas com vencedores ou perdedores? Estou tendo maturidade e postura correta para saber procurar a pessoa que irá me ajudar ao invés de me prejudicar?

Os empreendedores que construíram hotéis de luxo na Indonésia, imaginavam que um tsunami iria varrer o investimento deles e não deixar nada para trás? Os comerciantes que investiram no shopping de Montes Claros, imaginavam que um terremoto iria abalar as estruturas do prédio?

Estes exemplos nos mostram que não dá para prever tudo, o importante é que você crie sua meta e lute por ela. Só o tempo e sua postura é que irão dizer se você estava certo ou errado. Cuidado com os matadores de sonhos, com os pessimistas, os perdedores e os que não acreditam em ninguém, inclusive neles mesmos.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!