Energia com sabedoria

Quem assistiu ao filme Karatê Kid – A hora da verdade; pôde perceber que o personagem Daniel Larusso, era um adolescente típico, ou seja, impaciente no aprendizado e o Sr. Miyagi era um homem muito sábio, falava pouco e mesmo assim dizia tudo.

Este filme, gravado em 1984, nos ensina muito sobre a natureza humana e como devemos nos comportar em algumas situações. Muitas pessoas que já são adultas, infelizmente se comportam como o adolescente Daniel Larusso; são impacientes, falam mais do que deveriam, agem por impulso, querem resultado rápido em tudo que fazem, são imediatistas (não entendem, nem compreendem que o tempo é fundamental na conquista de vitórias), não escutam o que o outro está falando e não valorizam o conhecimento, a experiência de alguém que tem algo a lhes ensinar.

Também temos os verdadeiros vencedores, que falam pouco e escutam muito, evitam gritar, evitam se exaltar, não perdem tempo com conversas sem valor, entendem que o treinamento e a repetição trará resultados positivos e vitórias. Projetam suas metas e as seguem.

Cada um de nós precisa entender o que tem feito de certo e de errado. Em que momentos o lado adolescente tem falado alto e se temos permitido que a sabedoria da experiência faça parte de nossas vidas.

A impaciência só traz sofrimento e angústia, atrapalha e bloqueia o pensamento correto. A paciência ajuda no uso dos sentidos, pois escutamos melhor, percebemos melhor, sentimos melhor e refletimos nossa postura com mais equilíbrio.

Que tal deixarmos nosso lado adolescente ser amigo de nosso lado experiência? Assim poderemos ter a energia de um jovem e a sabedoria de uma pessoa vivida. Uma união perfeita e que traz projeções excelentes a curto ou longo prazo.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!