Vigie a si mesmo

Muitas pessoas amaldiçoam com palavras seus entes queridos ou amigos e nem se dão conta do que estão fazendo. Precisamos entender que a palavra amaldiçoar significa maldizer, praguejar e  lançar maldição. Provavelmente, as maldições mais usadas dentro de uma família sejam: você é burro, incompetente, você não vai dar em nada, nesta família só tem burro, você é uma pessoa fraca, incapaz. Tenho certeza de que você errará novamente, etc. 

Quando pronunciamos palavras como estas acima, estamos declarando o fracasso na vida daquela pessoa. Mas por que isto acontece? Simplesmente porque, inconscientemente, queremos tornar o outro um perdedor, assim não há risco do outro se superar e se tornar um ser humano realizado e feliz, pois as pessoas têm medo de que o outro consiga o sucesso que elas não conseguiram. Isto é um mecanismo de defesa inconsciente e que faz parte da natureza humana, não é questão de pensarmos simplesmente que é uma maldade e sim que é algo da natureza egoísta e competitiva que a maioria de nós possui.

Como podemos nos proteger? A resposta está toda vinculada à seguinte palavra: VIGIAR. Precisamos nos vigiar para bloquearmos palavras negativas ditas pelos outros (sempre pense: isto que esta pessoa está falando é mentira); precisamos vigiar para toda vez que pensarmos algo negativo, colocarmos um pensamento positivo em cima do negativo. Se você pensou que é incompetente, na mesma hora pense: sou competente. Precisamos vigiar o que estamos alimentando (jornais que assistimos ou lemos, programas que gostamos de assistir, assuntos que gostamos de conversar e lugares que frequentamos). Tudo isto está ligado ao que alimentamos para nossa alma e nossa mente. Lembre-se que somos o resultado do que pensamos, falamos e repetimos.

Ao invés de discutir com quem quer te ofender, simplesmente use seu pensamento e vigie a si mesmo para bloquear qualquer informação que queira te destruir, te fazer um perdedor. Ensine para as pessoas isto que você está aprendendo neste texto. Quando ensinamos algo, estamos praticando e assim os hábitos positivos se tornam parte de nós.

Boa sorte em sua trajetória para a vitória.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!