Quem é ignorante?
“Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio”. Krisnamurti
É muito comum alguém dizer: Tal pessoa é ignorante. Mas afinal, o que é ser ignorante? Lógico que a resposta dependerá de qual caminho seguiremos em nosso raciocínio. Entre tantas possibilidades, podemos afirmar que ignorante é a pessoa que não tem educação (respeito pelo próximo), que não entende de um determinado assunto, que sempre responde às pessoas mostrando falta de paciência, etc.
Mas, provavelmente, o pior ignorante seja aquela pessoa que ainda não teve humildade para parar e pensar: quem sou eu? Quais são os meus defeitos? Quais são as minhas qualidades? Em que preciso melhorar como ser humano?
Toda mudança começa com um questionamento, uma tese, uma dúvida a ser esclarecida. Se não questiono nada, então tudo está ótimo. Mas será que realmente tudo está ótimo ou a pessoa está vivendo no mundo da fantasia?
Fazer uma autoanálise é um pouco complexo e demanda equilíbrio para que a pessoa possa realmente entender quais pontos precisam ser melhorados. Algumas perguntas são fundamentais neste processo: Em que situações me estresso facilmente e por quê? Em que situações me sinto bem e calmo? Por quê? Em que situações eu quero falar algo, mas me calo e por quê? Em que situações era melhor eu ter ficado calado, mas sempre falo e depois me arrependo?
Fazendo estas perguntas, você talvez descobrirá que por interesses econômicos ou pessoais, você deixa de mostrar a sua ignorância, mas quando já não há interesse nenhum, a ignorância aparece. Isto é uma prova de que podemos ser educados quando queremos.
Boa sorte em seu autoconhecimento, na busca pelo crescimento pessoal e principalmente, por buscar viver sem ser ignorante.
Seja o primeiro a comentar!