A importância do senso crítico

A entrevista de emprego pode ser decisiva na sua contratação. Muitos candidatos estão tão condicionados (acostumados) com hábitos absurdos que eles não conseguem perceber se o que estão falando ou fazendo pode lhes prejudicar. É importante lembrarmos que o condicionamento nos faz perder o senso crítico, ou seja, não consigo perceber se estou errado pois tenho certeza de que estou certo.
Fatos que acontecem, mas que não deveriam acontecer:
- Candidato que chega atrasado a uma entrevista por não ter pesquisado o trajeto que fará e o tempo que despenderá. Para que isto não aconteça, lembre-se de pesquisar com antecedência o local onde você deverá ir, descubra qual meio de transporte usará e quanto tempo você gastará de onde está saindo até o local da entrevista. Caso você tenha feito tudo certo mas mesmo assim aconteceu um imprevisto, telefone para a empresa e avise que irá atrasar.
- Cumprimente quem te receber (recepcionista ou outro colaborador) com respeito e educação. Esta será a sua primeira impressão deixada na empresa.
- Nunca entre em uma entrevista comendo algo ou mastigando chiclete. (É difícil acreditar, mas tem candidato que comete este grave erro).
- Cuidado com o “cheiro” do cigarro. Acontece do candidato fumar tanto  antes de entrar para a entrevista, que a sala do entrevistador fica impregnada. Imagina se o entrevistador for alérgico? Que imagem você acabou de vender?
- Traga cópias extras de seu currículo. (É melhor sobrar do que faltar).
- Aperte a mão do entrevistador com firmeza. Aperto de mão “frouxo” é indício de  que você possui pouca energia.
- Nunca faça piadas durante a entrevista. O que pode ser engraçado para você pode ser um insulto para o outro.
- Olhe o entrevistador nos olhos, faça contato visual. Isto mostra uma boa auto confiança. (Há candidatos que só olham para a parede ou para o chão).
- Somente coloque informações verdadeiras em seu currículo. Mentiras podem te fazer cair em contradição.
Caso você já esteja trabalhando, (adeque) estas dicas ao seu ambiente de trabalho e à sua postura diária com as pessoas. Ter senso crítico ajuda bastante.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!