Como vencer a batalha

“O general que vence uma batalha fez muitos cálculos no seu templo, antes de ser travado o combate”. Sun Tzu

Analisando esta frase dita por Sun Tzu, vamos entender batalha como as conquistas que queremos ter em nossas vidas, os sonhos que devemos transformar em metas e alcançá-los, os desejos que carregamos e que queremos que se concretizem.
O que então significa “fez muitos cálculos”? Podemos entender como fazer várias projeções, traçar todas as possibilidades, para então definir qual será o caminho e o procedimento a ser seguido. Só do indivíduo parar e começar a traçar em um papel todos os cálculos necessários para chegar a seu objetivo, já é um sinal de que a pessoa saiu do campo do sonhar e entrou no campo das metas. Aqui está uma das grandes diferenças entre o vencedor e o perdedor. O perdedor fica a vida toda só no sonho e tem pensamentos assim: “um dia vou ter isso; um dia vou comprar aquilo; um dia vai dar certo...”. Tente encontrar no calendário a data chamada UM DIA; com certeza não encontraremos esta data. Ao contrário do perdedor, o vencedor estabelece datas e uma sequência de raciocínio (de procedimentos) para conseguir vencer a batalha, ou seja, para conseguir atingir a meta. A partir do momento que pego o meu sonho e o coloco anotado em uma agenda ou algum lugar onde posso ler e me cobrar diariamente, vendo as datas que estabeleci para atingir o objetivo; então deixei de ser apenas um sonhador e agora tenho metas estabelecidas.
Talvez alguns leitores se questionem: E se a pessoa traçar a meta e depois desistir dela? Então esta pessoa teve um ímpeto de vencedor, de alguém que saiu para vencer a batalha, mas no meio do caminho preferiu voltar a viver de sonhos. Esta recaída acontece com quase todos nós, seres humanos;  o importante é a pessoa se erguer novamente, traçar as metas mais uma vez e se esforçar para continuar nelas.
Quando decidimos mudar nossas vidas, é uma luta constante pois estamos indo contra todos os pensamentos negativos e crenças erradas que foram incutidas em nossa mente. O importante é se preparar, lutar e travar o combate com fé.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!