Pensando na palavra UNIÃO

Uma das características que falta muito em nossa sociedade é a UNIÃO. Pessoas reclamam que nunca tiveram oportunidade na vida, que tudo dá errado para elas; mas nunca pararam para perceber como elas são tão desunidas, tão egoístas. Aquele velho ditado: A união faz a força; é mais verdadeiro do que a maioria de nós percebe.

Dentro do tema UNIÃO, podemos aprender muito com a fábula do leão, do urso e da raposa, que nos mostra que enquanto o leão e o urso estavam brigando para ver quem iria comer a caça, a raposa ficou observando os dois brigando de longe e no momento certo pegou a caça e saiu correndo. Após isto acontecer, o leão disse para o urso: “Ai de nós, que nos ferimos um ao outro apenas para garantir o jantar da Raposa!”.

Baseando-se nesta fábula, podemos aprender que:

1º) Enquanto estamos brigando por algo, alguém está tirando vantagem da nossa falta de união;

2º) A falta de união atrapalha nosso foco, nossa percepção de quem está ao nosso redor.

3º) Para vencer com dignidade e ética, sempre precisamos do trabalho em equipe, da união e da fidelidade. Ninguém faz nada sozinho.

4º) A energia gasta para destruir só traz prejuízo, enquanto a energia voltada para o bem comum, gera mais energia (saúde e força) dentro da pessoa.

5º) Pessoas orgulhosas e que sempre apresentam um discurso de serem poderosas, mais inteligentes  e capazes; são as primeiras a sentirem o preço de se viver somente para si próprio. Na primeira dificuldade que tiver de enfrentar, descobrirá que nunca teve amigos de verdade.

6º) A inveja impede a pessoa de pensar com clareza, de valorizar os amigos. Provavelmente, a inveja, seguida do orgulho, seja uma das maiores causas de desunião. 

7º) Aceite que sempre haverá uma raposa esperando sua ganância te cegar, para assim dar o golpe que você não esperava.

8º) Todos os projetos necessitam de pessoas. Ninguém é bom em tudo, sempre nos destacamos mais em algum dom. A sabedoria aparece quando conseguimos unir nosso dom com o dom das outras pessoas. Todos só têm a ganhar.

9º) Se “x” fere “y”, então quem saiu ganhando foi “z”. Neste caso, é melhor ser o “x”, o “y” ou o “z”? Ou é melhor transformarmos “x”, o “y” e o “z” em uma única letra, como por exemplo, o “w”? Assim, o “w” seria a união das três letras.

10º) Em todo grupo de pessoas (família, escola, trabalho) existe uma raposa. Quem é esta pessoa que tem representado este papel de raposa? E eu , qual papel tenho representado?

Boa sorte na sua busca pelo crescimento pessoal e profissional. Que a união faça parte de sua vida.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!