Neuropsicologia

Demência Frontotemporal: uma doença neurodegenerativa que afeta a memória, o comportamento e a linguagem

A demência frontotemporal (DFT) é um tipo de demência que afeta os lobos frontal e temporal do cérebro. Esses lobos são responsáveis por uma ampla gama de funções cognitivas, incluindo memória, comportamento e linguagem.

A DFT é uma doença neurodegenerativa, o que significa que ocorre quando as células nervosas do cérebro morrem ou se deterioram. As causas da DFT não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que sejam causadas por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Sintomas

Os sintomas da DFT variam de acordo com o tipo de doença. Os tipos mais comuns de DFT são:

Afasia progressiva primária (APP): esse tipo de DFT afeta a linguagem. As pessoas com APP podem ter dificuldade para encontrar palavras, formar frases ou entender o que os outros estão dizendo.

Demência semântica: esse tipo de DFT afeta a compreensão do significado das palavras. As pessoas com demência semântica podem ter dificuldade para entender o que as palavras significam, mesmo que possam falar e escrever normalmente.

Afasia agramática progressiva (agramática não fluida): esse tipo de DFT afeta a capacidade de usar a linguagem de forma correta. As pessoas com afasia agramática progressiva podem ter dificuldade para formar frases gramaticais corretas ou entender a gramática da fala dos outros.

Outros sintomas comuns da DFT incluem:

Mudanças de personalidade, como desinteresse, falta de empatia e comportamento impulsivo
Dificuldades de planejamento e execução
Dificuldades de tomada de decisões
Problemas de memória
Dificuldades de resolução de problemas
Dificuldades de controle inibitório
Mudanças no humor, como irritabilidade e depressão
Diagnóstico

O diagnóstico da DFT pode ser difícil, pois os sintomas podem ser semelhantes aos de outros tipos de demência. O diagnóstico geralmente é feito por um neurologista ou psiquiatra, com base em um exame físico, exames neurológicos e testes cognitivos.

Tratamento

Não há cura para a DFT, mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da doença. Os tratamentos para a DFT geralmente são direcionados aos sintomas específicos da doença. Por exemplo, pessoas com APP podem ser tratadas com medicamentos que ajudam a melhorar a linguagem.

Prognóstico

O prognóstico da DFT varia de acordo com o tipo de doença e a gravidade dos sintomas. A DFT geralmente progride rapidamente, levando à morte em 10 a 15 anos.

Pesquisa

Pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de novos tratamentos para a DFT. Alguns dos focos de pesquisa incluem:

Desenvolver medicamentos que retardem ou revertam a progressão da doença
Desenvolver tratamentos para melhorar os sintomas da doença
Desenvolver testes de diagnóstico mais precisos
A DFT é uma doença devastadora que pode ter um impacto significativo na vida das pessoas afetadas e de seus entes queridos. A pesquisa sobre a DFT está em andamento, mas ainda há muito a ser aprendido sobre a doença.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!