Neuropsicologia

Os benefícios cognitivos de aprender um segundo idioma

A aprendizagem de uma segunda língua é uma atividade que oferece diversos benefícios, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional. No entanto, estudos recentes têm mostrado que aprender um novo idioma também pode ser uma forma de prevenir doenças, especialmente as neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

A explicação para esse efeito benéfico está na forma como o cérebro funciona quando se aprende um novo idioma. A aprendizagem de um idioma requer a ativação de diferentes áreas do cérebro, o que ajuda a fortalecer as conexões entre elas. Essa ativação é especialmente benéfica para as áreas responsáveis pela memória, atenção, raciocínio e resolução de problemas.

Um estudo publicado na revista Nature em 2011 mostrou que pessoas bilíngues têm uma maior reserva cognitiva do que as pessoas monolíngues. A reserva cognitiva é a capacidade do cérebro de resistir ao declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Outro estudo, publicado na revista Neurology em 2013, mostrou que pessoas bilíngues têm um risco menor de desenvolver Alzheimer. Os pesquisadores acompanharam por 20 anos um grupo de pessoas de 70 anos de idade e descobriram que as pessoas bilíngues tinham um risco 55% menor de desenvolver a doença.

Esses estudos sugerem que aprender um novo idioma pode ser uma forma de prevenir o declínio cognitivo e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. A aprendizagem de um novo idioma pode ser feita em qualquer idade, mas os benefícios são maiores se o aprendizado for iniciado na infância.

Além de prevenir doenças, aprender um novo idioma também oferece diversos outros benefícios, como:

Melhorar a memória e a atenção;
Aumentar a capacidade de raciocínio e resolução de problemas;
Melhorar a flexibilidade cognitiva;
Aumentar a criatividade;
Melhorar a comunicação e as habilidades interculturais;
Aumentar as oportunidades de emprego e de viagens.
Portanto, aprender um novo idioma é uma atividade que vale a pena para qualquer pessoa, independentemente da idade ou da situação profissional.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!