Neuropsicologia

A Terapia Cognitiva Comportamental

A palavra "cognitiva" vem do latim "cognitus", que significa "conhecido". O adjetivo "cognitivo" é usado para qualificar algo relacionado ao conhecimento ou à cognição.

A palavra "cognição" vem do latim "cognoscere", que também significa "conhecer". A cognição é o processo mental de adquirir, processar e compreender informações. É o conjunto de habilidades que nos permitem pensar, aprender, lembrar, resolver problemas, tomar decisões e interagir com o mundo ao nosso redor.

A psicologia cognitiva comportamental é uma abordagem da psicoterapia que se concentra na interação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Ela foi desenvolvida na década de 1960 pelo psiquiatra Aaron Beck, que acreditava que os pensamentos negativos e distorcidos são a causa de muitos problemas psicológicos.

A psicologia cognitiva comportamental é baseada em dois pressupostos fundamentais:

Os pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados: o que pensamos influencia o que sentimos e o que fazemos, e o que sentimos e o que fazemos influenciam o que pensamos.
Os pensamentos negativos e distorcidos podem causar problemas psicológicos: os pensamentos negativos e distorcidos podem levar a emoções negativas, comportamentos inadequados e problemas de saúde.
A terapia cognitiva comportamental visa ajudar as pessoas a identificar e mudar seus pensamentos negativos e distorcidos. Isso pode ser feito através de uma variedade de técnicas, como:

Exposição: exposição gradual a estímulos ou situações que causam medo ou ansiedade.
Reestruturação cognitiva: identificação e modificação de pensamentos negativos e distorcidos.
Habilidades sociais: treinamento em habilidades sociais para melhorar o relacionamento interpessoal.
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem eficaz para o tratamento de uma ampla gama de problemas psicológicos, incluindo:

Depressão
Ansiedade
Transtornos alimentares
Transtornos de personalidade
Transtornos de estresse pós-traumático
Transtornos de aprendizagem
Dor crônica
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem de psicoterapia que tem se mostrado eficaz no tratamento de uma ampla gama de problemas psicológicos. Ela é uma abordagem baseada em evidências, com um grande corpo de pesquisa que apoia sua eficácia.

Sobre o autor | Website

Levy Júnior: psicólogo, neuropsicólogo, escritor e palestrante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!